A HISTÓRIA DO KARATÊ


Gichin Funakoshi

 

Gishin Funakoshi (船越 義珍) Funakoshi Gishin, (Okinawa, Shuri, 1868 – 1957) foi o fundador do estilo de Karatê Shotokan.
Nasceu na cidade de Shuri na ilha de Okinawa e foi o responsável pela difusão do karatê nas ilhas principais do arquipélago japonês e, posteriormente, para o Ocidente. Aos onze anos, iniciou seus estudos com Yasutsune Azato com quem aprendeu o estilo Shuri-te e com Anko "Yasutsune" Itosu, com quem aprendeu o estilo Naha-te. A mistura destas duas formas primitivas daria origem ao estilo hoje conhecido como Shotokan, e que é praticamente idêntico ao estilo Shorin-ryu. Sua biografia é chamada "Karatê-do"(Kara-mãos,tê-vazias,-do-caminho "O caminho das mãos vazias"): "o meu modo de vida". Em 26 de abril de 1957, faleceu Gichin Funakoshi.
 ________________________________
O karatê (em japonês 空手, karate, ou 空手道, karate-dō, "caminho das mãos vazias"), é uma arte marcial japonesa, desenvolvida a partir do kenpō chinês (em particular o kung-fu da China meridional). O karatê é predominantemente uma arte de golpes, como pontapés (chutes), socos, joelhadas e cotoveladas e golpes com a palma da mão aberta. Bloqueios de articulações, lançamentos e golpes em áreas vitais também são ensinados, dependendo do estilo. Um praticante de karatê é denominado "karateca" ou "karate-ka".
     O karatê é uma forma de budo (武道, caminho marcial), enfatizando as técnicas de percussão atemi waza(como defesas, socos e chutes) além do mais as técnicas de projeções e imobilizações também são ensinadas aos graduados. O treino de karatê pode ser dividido em três partes principais: KihonKata e Kumite.
      * Kihon (基本, "fundamentos") é o estudo dos movimentos básicos utilizando a força do “ki”.

   O segredo do karatê está principalmente nos quadris na rotação inversa impulsionando o movimento com mais força e impacto, esta técnica para ser aprendida de forma correta na execução do kumitê. Para isto são os katas eles demonstram seu nível tanto psicologico 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário